Operação Brother Sam
Em 1964, a CIA vê a administração do presidente brasileiro João Goulart como excessivamente esquerdista. O presidente aparentava quase realizar algumas reformas de Base, mais importante, a Reforma Agrária.
Os Estados Unidos procuravam apoiar forças de direita no cenário político do Brasil, pois ocorria naquela época a Guerra Fria. Com o regime cubano se tornando socialista, os Estados Unidos tinham um certo medo de que o Brasil pudesse tomar o mesmo caminho que a Cuba e a China.
A CIA elabora um golpe contra o presidente, com a ajuda da marinha americana. As tropas do general Olímpio Mourão Filho dirigem-se de Minas Gerais ao Rio de Janeiro, iniciando o movimento. As tropas americanas chegaram depois do combinado, servindo como intimidação, enviando armas e munições. Planejavam enviar mais materiais bélicos como porta-aviões, aviões de caça, navios com tripulações armadas mas nem tudo foi enviado. E o que chegou aqui nem foi utilizado, pois não houve resistência como achavam que iria ter.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial